top of page

PRÓTESE DENTÁRIA

Confira como funciona esse e outros tratamentos para reabilitação oral

Design sem nome (5).png

PRÓTESE DENTÁRIA

É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

Por que realizar esse tratamento?

As próteses dentárias podem influenciar em três importantes fatores:

Mastigação: a mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente.

Estética: é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior.

Dicção: sem dúvida, a fala se tornará mais clara e perceptível. E nem será necessário demonstra-lhe os benefícios inegáveis desta melhoria.

Tipos de Próteses

Existem basicamente dois tipos, que podem ser indicados para perdas parciais ou total dos dentes.

Prótese removível: o paciente tem a opção de retirar a prótese para higienização.
Prótese fixa: uma estrutura é fixada ou encaixada em implantes ou dentes naturais.


Prótese Protocolo

​A Prótese Protocolo também funciona sobre implantes de titânio, sendo uma solução muito interessante para os pacientes que perderam todos os dentes, podendo ser usada tanto na arcada superior como na inferior.

A execução, contudo, é mais complicada e trabalhosa que as demais. Normalmente, o processo se inicia com a colocação dos implantes — que são como pinos de titânio e substituem a raiz dos dentes ausentes.

Assim, o paciente precisa aguardar o período de osseointegração, ou seja, até que o metal seja integrado ao osso da mandíbula ou da maxila e o processo de cicatrização esteja finalizado. Somente depois disso, é feita a moldagem e a instalação da prótese propriamente dita.

Coroa

Indicada para quem precisa repor apenas um dente, reproduzindo, dessa maneira, as características funcionais, anatômicas e estéticas do paciente. O tratamento pode ser realizado tanto sobre um implante de titânio como sobre um dente, e a implantação pode ser parafusada ou cimentada.

A coroa pode ser produzida tanto em porcelana como em resina, sendo que as de porcelana, embora sejam mais caras, oferecem maior resistência, valorizam mais a estética e têm maior durabilidade e facilidade de adaptação.

Além disso, a participação do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento, sempre higienizando corretamente a prótese e realizando os retornos periódicos para os ajustes.

Prótese sobre implante

A prótese sobre implante é utilizada quando há necessidade de repor um ou mais dentes na boca do paciente. Ela é fixada sobre o pino de titânio e confeccionada em porcelana, pois é um material esteticamente mais bonito e bastante durável.

A porcelana não sofre alterações em sua cor com o passar dos anos e, dificilmente, uma prótese sofre algum tipo de fratura. Além de oferecer estabilidade e conforto para o paciente durante a mastigação, a prótese sobre implante proporciona um resultado bastante natural.

AGENDE POR AQUI!_edited.png
bottom of page